DNA (Com video de PHOTO MOTION, clique aqui para assistir)

Autores: Paulo Cesar Naoum
Alia F. Maluf Naoum

   As combinações entre as diferentes globinas do tipo alfa (z, a) com as do tipo beta (e, g, b e d) formam as hemoglobinas embrionárias, fetal e pós-nascimento, conforme pode se ver na figura 3.6 e tabela 3.1.




Figura 3.6 – Eletroforese de hemoglobinas em acetato de celulose – pH 8,6. Comparação entre hemolisado com hemoglobinas de um embrião, da Hb A de uma pessoa sem hemoglobinopatias e da Hb S (SS) de uma pessoa com anemia falciforme. Observar que no embrião as hemoglobinas Portland e Gower-1 são as mais concentradas, seguida da Hb Fetal e Gower-2.





Tabela 3.1 – Relação entre os diferentes tipos de hemoglobinas, composições estruturais e concentrações, com as fases de desenvolvimento ontogênico.

Fase da ontogênese Hemoglobina Estrutura Concentração (%)
Embrionária Gower – 1
Portland
Gower – 2
z 2   e 2
z 2   g 2
a 2   e 2
20 – 40
5 – 20
10 – 20
Fetal (*) Fetal a 2   g 2 90 – 100
Pós - Nascimento A
A2
Fetal
a 2   b 2
a 2   d 2
a 2   g 2
96 – 98
2 – 4
0 – 1

(*) Na fase fetal ocorre o início as síntese da Hb A, não excedendo 10% de concentração.





   As hemoglobinas embrionárias (Gower-1 e Gower-2) apresentam baixa afinidade ao oxigênio, fato que permite rápida liberação de oxigênio na fase embrionária inicial (figura 3.7). A outra hemoglobina embrionária (Hb Portland), pelo fato de ter a globina gama em sua composição, apresenta-se com alta afinidade ao oxigênio, e sua presença é mais representativa na de transição entre embrião e feto (figura 3.8). Ao se transformar em feto (figura 3.9), a hemoglobina predominante é a Hb Fetal que tem alta afinidade ao oxigênio e é a causa da elevada concentração de hemoglobina em sangue de neonatos.




Figura 3.7 – Blastocisto na parede do útero.






Figura 3.8 – Evolução embrionária. Embrião de 2 meses.






Figura 3.9 – Evolução embrionária e fetal. Feto com 8 meses





   Seis meses após o nascimento, a criança apresenta estabilidade das hemoglobinas com o predomínio da Hb A (96 – 98%), Hb A2 ( 2 – 4%) e Hb Fetal (0 – 1%). Essas concentrações podem ser avaliadas por fracionamento eletroforético (figura 3.10) ou cromatográfico.




Figura 3.10 – Eletroforese de hemoglobina com as frações normais (A2, Fetal e A).





   O equilíbrio entre as sínteses de globinas alfa com as globinas beta, delta e gama é fundamental para o processo metabólico e fisiológico que ocorre no interior dos eritrócitos. O esquema abaixo mostra a relação entre as sínteses de globinas alfa, beta, delta e gama e o equilíbrio molecular e o fracionamento de Hb normais e pessoa com idade superior 6 meses.



 
Item anterior do Sumário Voltar ao Sumário Próximo item do Sumário
  (Síntese Genética)   (O Grupo Heme)